
Tratamento de Doenças – Dietoterapia
O que é doença?
Doença é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando o seu estado normal de saúde.
Com o avanço dos estudos, vemos cada dia mais que a alimentação possui forte papel no tratamento do enfermo.
Damos o nome de dietoterapia.
O que é dietoterapia?
A Dietoterapia ou Terapia Clínica Nutricional compreende uma série de cuidados nutricionais que devem ser observados durante o tratamento de doenças específicas, como, por exemplo, a restrição ao consumo de açúcares para os diabéticos ou do sal para os hipertensos. Além de desempenhar um papel principal no crescimento, desenvolvimento, saúde e condicionamento físico, prevenindo e retardando o aparecimento de doenças relacionadas à dieta.
A finalidade básica da dietoterapia é oferecer ao organismo debilitado os nutrientes adequados da forma que melhor se adapte ao tipo de condição patológica e características físicas, nutricionais, psicológicas e sociais do indivíduo, recuperando-o. Com a expansão da base de conhecimentos sobre os nutrientes e suas funções biológicas, ocorreu um aumento na lista de doenças suscetíveis à intervenção nutricional e que podem ser evitadas apenas com alterações nos hábitos alimentares.
A dietoterapia é indicada para:
- Ajustar a dieta à capacidade do organismo em digerir, absorver e tolerar determinados alimentos, bem como à capacidade em metabolizar os nutrientes.
- Contribuir para compensar estados específicos de deficiência nutricional.
- Estimular e/ou dar repouso a um determinado órgão.
- Educar pacientes e familiares para aquisição de hábitos alimentares compatíveis com a saúde e com seu estilo de vida.
Com um plano alimentar montado, listas de alimentos que devem ser evitados ou até mesmo proibidos, ou aqueles que devem ser incluídos, o paciente responde bem ao tratamento, muitas vezes excluindo medicações que passam a ser desnecessárias.