Avenida Presidente Tancredo Neves, 07
Celular: (19) 9 8125-3799
Nutrição para Vegetariano ou Vegano

Nutrição para Vegetariano ou Vegano

Vegetariano ou Vegano?

Ultimamente tem-se observado um número crescente de adeptos da alimentação vegetariana ou vegana, seja por motivo ambiental, estético, ou por preocupação com a morte e sofrimento animal.

Para tanto, essa população nem sempre apresenta um comportamento alimentar adequado, por vezes, apresentando carências de vitaminas e minerais. Esse quadro se agrava ainda mais quando esses indivíduos se tornam praticantes de alguma modalidade esportiva, ou ainda, atletas amadores ou profissionais.

Quando isso acontece, há uma necessidade ainda maior de um planejamento alimentar adequado, visando as diferentes fases do treinamento, seja ele com fins competitivos ou não, e ainda, contemplar com uma boa alimentação todas as vitaminas, minerais e demais nutrientes que estão sendo requeridos.

De forma geral, todo vegetariano ou vegano, deve se preocupar com o manejo dietético dos seguintes nutrientes:

Vegetariano ou Vegano

Vegetariano ou Vegano

B12:

  • Vegetarianos costumam ingeri-la adequadamente, porém veganos podem apresentar deficiência.
  • Antes de qualquer conduta, deve-se avaliar pela dosagem sanguínea. Ela faz parte de coenzimas que estão envolvidas no metabolismo de diversos nutrientes e no ciclo respiratório.
  • A deficiência dessa vitamina está relacionada a má absorção de ácido fólico que contribui para a formação das células sanguíneas, prevenção de anemias, sendo componente de algumas enzimas necessárias para formação de glóbulos vermelhos.

Ferro:

  • O ferro heme, presente em alimentos de origem animal, preserva uma absorção que varia de 15% a 35%; já o ferro não heme, presente nos alimentos vegetais, entre 2% e 20%.
  • Embora muitos estudos mostraram que a dieta vegetariana/vegana apresenta mais ferro, sua disponibilidade é reduzida devido aos fatores anti-nutricionais.
  • Sua deficiência leva à perda de apetite, sonolência, queda no rendimento escolar e/ou esportivo.

Zinco:

  • O zinco disponível nos alimentos de origem vegetal possuem baixa disponibilidade, podendo causar deficiências como queda de cabelo, unhas quabradiças e baixa imunidade.
  • Para àqueles que procuram ganho de massa muscular, esse mineral deve estar adequado.

Cálcio:

  • Este mineral apresenta boa disponibilidade, porém deve-se haver uma boa seleção dos alimentos ingeridos, como sementes e oleagenosas, visando atender à recomendação diária.
  • O cálcio está relacionado à saúde dos ossos e dentes, e à contração e relaxamento muscular.

Carboidratos:

  • A glicose, vinda do carboidrato, é a principal fonte de energia para o organismo.
  • Muitas vezes, o vegetariano ou vegano sem a devida orientação, acaba compensando a falta de carne em alimentos ricos em carboidratos.
  • Isso pode levar o corpo a estocar esse excesso em gordura, e consequentemente, trazer problemas de saúde.

 

Vale ressaltar que cada individuo apresenta uma metabolismo diferente, assim como a prática de atividade física, tipo e intensidade da modalidade esportiva escolhida e ainda a presença de doenças ou não.

 

 

Avenida Presidente Tancredo Neves, 07
Celular: (19) 9 8125-3799