
Cardápios Personalizados para Dieta
Por que um cardápio personalizado é importante para sua dieta?
O cardápio personalizado em uma dieta é ideal para quem busca emagrecimento definitivo, já que a adesão à proposta aumenta à medida que o cardápio é elaborado de acordo com as preferências do paciente.
As dietas prontas, ditas "dietas da moda" não visam a individualidade do paciente e podem causar efeito inverso ao pretendido.
O que é um plano alimentar?
O plano alimentar é uma lista em forma de documento que mostra para o paciente como ele deve se alimentar. Geralmente ele é separado em refeições, com seus respectivos horários, e sugere o que você deve comer, com as substituições que você pode fazer.
A todo esse sistema, damos o nome de tratamento dietoterápico. Essa sistematização consiste de um planejamento alimentar saudável, o qual deve ser individualizado e ter como objetivo o desejo inicial do paciente, além de proteger a saúde.
Como ele é calculado?
Cada paciente passa por 3 tipos de avaliações (física, nutricional e clínica) e por uma entrevista inicial. A partir de todo relato, calculamos o seu consumo diário. Esse cálculo será refeito à medida que haja evolução do paciente rumo ao objetivo.
O que interfere no plano alimentar?
- Físico: Peso, altura, % de gordura, quantidade de massa muscular, compleição óssea.
- Nutricional: Preferências alimentares, aversões, poder aquisitivo, tempo para realizar as refeições, alergias e intolerâncias.
- Clínico: Exames Bioquímicos, queda de cabelo, unhas que quebram com freqüência, presença de olheiras, manchas, dor e inchaço pelo corpo.
Muitas vezes imaginamos que uma dieta é utilizada apenas para pessoas que objetivam redução de peso e que iremos sentir muita fome.
Porém, hoje sabemos que as dietas com restrição calórica severa ou com redução drástica de um nutriente representam um risco à saúde e são de difícil adesão a longo prazo por promoverem redução de peso com perdas de massa muscular, água e eletrólitos e pouca perda de gordura.