Avenida Presidente Tancredo Neves, 07
Celular: (19) 9 8125-3799
Avaliação do Risco Cardíaco

Avaliação do Risco Cardíaco

O que é o risco cardíaco?

São uma série de fatores que somadas levam à uma pontuação. Ao final classificamos essa pontuação como baixo grau de risco, moderado grau de risco e alto grau de risco cardíaco.

 

Importância se avaliar o risco cardíaco:

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% do total de mortes no mundo.

A projeção da OMS é que esse grupo de doenças seja a primeira causa de morte em todos os países em desenvolvimento até 2010. Atualmente, sugere-se que mais de 80% dos casos de morte por doenças cardiovasculares estejam associados a fatores de risco já conhecidos.

 

Risco Cardíaco

Quem possui maior risco cardíaco:

O sobrepeso e a obesidade estão ranqueados como a terceira causa modificável ou passível de controle, ficando atrás da hipertensão e do tabagismo.Indivíduos com excesso de peso, principalmente com obesidade abdominal, estão mais expostos a fatores de risco cardiovasculares envolvidos na síndrome metabólica e, conseqüentemente, a maior risco de morbidade e mortalidade quando não tratadas essas alterações.

 

Indicadores de alto risco cardíaco:

O índice da circunferência do abdômen/quadril é correlacionado à gordura intra-abdominal (visceral) e, juntamente com o IMC, têm valor prognóstico para doenças coronarianas. A OMS estabelece como ponto de corte para risco cardiovascular aumentado medida de circunferência abdominal igual ou superior a 94 cm em homens e 80 cm em mulheres.

Também é considerado um dos critérios para caracterizar a maior risco cardíaco, àqueles com Relação Cintura Quadril fora da normalidade , com valores de corte de 0,90 para homens e 0,85 para mulheres.

 

A fórmula para descobrir o seu RCQ:

RCQ = perímetro da cintura (cm)/perímetro do quadril (cm)
*Para medir o perímetro da cintura posicione a trena antropométrica abaixo da última costela.
*Para medir o perímetro do quadril posicione a trena antropométrica na região do glúteo.

*Essa avaliação está inclusa na consulta, assim como estratégias que visam regularizar essa situação.

Avenida Presidente Tancredo Neves, 07
Celular: (19) 9 8125-3799